RPA é uma tecnologia já suficientemente madura para os desafios de empresas de todos os tipos e portes. Diferente de criar um software do zero, implementar um projeto RPA significa criar um software robô para mimetizar as ações que uma pessoa realiza nos sistemas existentes, executando um processo qualquer. Quanto mais repetitivo for o processo melhor será o benefício e maior será o sucesso na implementação do RPA. É uma tecnologia que simula com segurança ações de mouse, digitação em sistemas, acessa banco de dados, verifica conteúdos na tela, navega por sites na WEB, manipula e-mails, além de integrar-se com outros sistemas na rede e na nuvem via APIs.
Pesquisas realizadas por grandes consultorias no mercado indicam que os melhores resultados com as iniciativas de RPA ocorrem quando o usuário de negócio é colocado de forma central no projeto, com o controle dos seus robôs e o monitoramento do seu processo. O acionamento da TI, do COE ou ROC ocorre apenas da necessidade de alterações ou manutenção dos bots.
As ferramentas RPA no mercado possuem características que são comuns entre elas e outras que pode diferenciá-las. Se você já possui uma solução contratada ou se ainda está procurando uma alternativa, é importante buscar casos de sucesso que indicam onde o RPA pode ser aplicado com sucesso.